Algumas pessoas decidem estudar no Japão por causa de alguns programas e Universidades específicos, outros primeiro decidem estudar no Japão e depois pesquisam sobre Universidades e programas.
Para aqueles que assinalaram a segunda opção, listamos alguns tópicos importantes que podem auxiliar nessa decisão:
Ranking
O ranking, tanto nacional quanto internacional, mostra o quão famosa e reconhecida uma universidade é em relação a outras.
Quanto mais alto for a colocação de uma universidade em um ranking, maiores são as chances dos cursos serem bem estruturados, os professores melhor qualificados, e seu diploma te abrir mais portas.
Alguns sites com rankings nacionais de universidades Japonesas: aqui, aqui, aqui e aqui.
Localização
Outro aspecto muito importante ao escolher uma Universidade é a localização. Embora muitas das mais importantes Universidades Japonesas se localizem em grandes centros como Osaka e Tóquio, também existem excelentes Universidades localizadas em lugares mais afastados como a Ritsumeikan Asia Pacific, localizada em Beppu, na província de Oita.
O estilo de vida em um grande centro é bem diferente do estilo de vida em um lugar afastado. Alguns preferem viver em um lugar agitado, outros preferem a tranquilidade do interior.
Preço
Como já discutimos neste outro post, o preço das Universidades Japonesas pode variar bastante. Além disso, dependendo da localização, o custo de vida varia bastante.
Tipo de Universidade e cursos disponíveis
Além da classificação dos rankings, é importante saber que as Universidades Japonesas tem perfis bastante diferentes.
Umas são voltadas para formar profissionais para o mercado de trabalho interno, outras para formar cientistas, ainda há aquelas que dão a oportunidade de uma formação mais internacionalizada, e assim por diante.
Também é importante verificar se a universidade fornece algum suporte a estrangeiros, o que pode fazer toda diferença para o bom andamento de seu curso.
Além disso tudo, outra dica importante é checar depoimentos de ex-alunos das Universidades que tem interesse para se ter uma ideia de como é estudar nelas. Isso você pode conferir neste link (em Inglês).
Pingback: Quero Estudar no Japão | Precisa saber Japonês para estudar no Japão?E Inglês?