O governo Japonês, por meio de seu Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece anualmente bolsas de estudos para os países que mantém relações diplomáticas com o Japão. O Brasil é um desses países.
Todas as bolsas oferecem passagem de ida e volta do Brasil ao Japão, isenção de taxas escolares, e uma quantia mensal para que o estudante se mantenha no Japão.
No Brasil o processo de seleção ocorre nos consulados e escritórios consulares do Japão, cuja lista pode ser conferida aqui.
Essas bolsas existem em cinco modalidades:
Pesquisa – Para aqueles que possuem ensino superior completo e desejam fazer pesquisa em nível de pós-graduação e/ou mestrado e/ou doutorado no Japão.
Graduação – Para aqueles que possuem ensino médio completo ou estão em vias de completar o ensino médio e desejam cursar ensino superior no Japão.
Escolas Técnicas superiores – Para aqueles que desejam cursar nível superior técnologo. Os candidatos podem ser egressos do ensino médio ou fundamental.
Curso Profissionalizante – Para aqueles que desejam cursar ensino técnico no Japão.
Treinamento de professores – Para professores e profissionais relacionados à área da educação que desejam aprofundar seus conhecimentos na área em universidades Japonesas.
Língua e cultura Japonesa – Para estudantes universitários de língua Japonesa que desejam aprofundar seus conhecimentos no Japão.
Pingback: Quero Estudar no Japão | Bolsa MEXT – Graduação
Pingback: Quero Estudar no Japão | Conteúdo matemática – bolsa MEXT graduação
Pingback: Quero Estudar no Japão | Conteúdo Química – Bolsa MEXT graduação
Vocês poderiam fazer uma materia sobre o Tema Curso profissionalizantes, pelo que vi so achei graduação e Pos, queria muito saber sobre Curso profissionalizante , conteudos da prova etc… como funciona, se puderem me ajudar agradeço;
Pingback: Quero Estudar no Japão | Conteúdo Física – Bolsa MEXT graduação