A bolsa MEXT é oferecida pelo governo Japonês anualmente para estudantes de países que mantém relações diplomáticas com o Japão. O Brasil é um desses países.
Se você não sabe exatamente o que são essas bolsas, aconselho começar a ler por aqui.
Neste post vamos detalhar informações sobre a bolsa de graduação, que como o próprio nome diz, é direcionada a aqueles que desejam cursar ensino superior no Japão.
Tenha em mente que este post é apenas um resumo das informações publicadas pela internet. As informações disponibilizadas nesta página não são oficiais, em caso de dúvidas ou conflito de informações com outra fonte recomendamos consultar os escritórios consulares do Japão.
Frizando, caso você tenha interesse em pleitear essa bolsa, consulte e entre em contato com o escritório consular mais próximo de você.
Requisitos
Ensino médio completo ou conclusão prevista para o ano anterior ao embarque.
Idade entre 17 e 21 na data de embarque.
Histórico escolar com média alta.
Alto nível no idioma Inglês ou Japonês.
Disponibilidade para aprender o idioma Japonês e assistir aulas em Japonês
Inscrição
Gratuita
Em geral acontece em Junho.
Deve ser realizada pessoalmente, por meio de procuração ou por correio.
Fases da seleção
■ Exame escrito
As provas do exame dependem da carreira que o candidato deseja seguir, são cinco opções:
Ciências Humanas (A)
Cursos: Direito, Ciência Política, Pedagogia, Sociologia, Literatura, História, Língua Japonesa, etc.
Provas: Inglês, Japonês e Matemática.
Ciências Humanas (B)
Cursos: Economia e Administração de Empresas.
Provas: Inglês, Japonês e Matemática.
*Candidatos das áreas de Ciências Humanas devem ter conhecimento de língua japonesa.
Ciências Naturais (A)
Cursos:Ciências (Matemática, Física e Química), Elétrica e Eletrônica (Eng. Eletrônica, Elétrica e de Informação), Mecânica (Eng. Mecânica, Naval), Civil (Eng.Civil, Arquitetura e Eng. Ambiental), Química (Química Aplicada, Eng.Química, Química Industrial, Eng. Têxtil), e outras áreas (Eng. Metalúrgica, de Minas, Marinha e Biotecnologia).
Provas: Inglês, Japonês, Matemática, Química e Física.
Ciências Naturais (B)
Cursos:Agricultura (Agricultura, Química Agrícola, Eng. Agrícola, Ciência dos Animais (Pecuária), Medicina Veterinária, Estudos Florestais, Ciência da Alimentação, Pesca), Ciências da Saúde (Farmácia, Ciências da Saúde, Enfermagem), Ciências (Biologia).
Provas: Inglês, Japonês, Matemática, Química e Biologia.
Ciências Naturais (C)
Cursos:Medicina e Odontologia.
Provas: Inglês, Japonês, Matemática, Química e Biologia.
■ Entrevista
Candidatos que tiverem bom desempenho nas provas e nenhum problema com sua documentação são selecionados para a entrevista.
A forma da entrevista pode variar de consulado para consulado e de ano para ano. Algumas vezes ela pode ser realizada totalmente em português, mas é comum ter perguntas em inglês e/ou japonês também. Assim, independentemente da probabilidade da entrevista ser realizada somente em português ou não, é interessante se preparar nos 3 idiomas citados para não ter surpresas desagradáveis na hora H.
■ Envio de documentos ao Japão
Candidatos aprovados no exame escrito e na entrevista têm seus documentos enviados para o ministério da educação do Japão (MEXT), onde passará por outras avaliações.
Caso aprovado nessa etapa, o candidato recebe a aprovação final. Isto ocorre geralmente entre Janeiro e Fevereiro, ou seja, o processo dura por volta de 8 meses.
■ Primeiro ano no Japão
Durante o primeiro ano no Japão os candidatos pleiteados pela bolsa passam por um curso intensivo que geralmente ocorre na Tokyo University of Foreign Studies ou na Osaka University School of Foreign Studies.
Este curso intensivo contempla aulas de Japonês, divididas de acordo com o nível dos alunos, e cultura Japonesa; e aulas das disciplinas relacionadas aos cursos pretendidos (matemática, física e química para as turmas de exatas; história do Japão, atualidades do Japão, política e economia para as turmas de humanidades).
Ao final do primeiro ano os candidatos enviam uma lista de universidades e cursos pretendidos para o MEXT. O MEXT então seleciona quais alunos vão para quais universidades e cursos com base no desempenho de cada candidato durante este ano preparatório.
No ano seguinte o candidato inicia sua graduação na universidade a qual foi enviado e segue o curso normalmente da mesma forma que os alunos japoneses.
Benefícios
Isenção de taxas escolares ( matrícula, mensalidade,etc)
Passagem de ida e volta entre aeroportos internacionais
Bolsa mensal de aproximadamente 117.000 ienes (sujeito a variação)
A bolsa não cobre : Vôos domésticos no Brasil e no japão, translado do aeroporto até a universidade, despacho de malas, taxas aeroportuárias.
Links importantes
Escritório consulares Japoneses no Brasil
Exames passados (inglês)
Informações detalhadas (inglês)
Informações sobre o conteúdo do ensino médio Japonês (japonês)
Informações sobre universidades e cursos no Japão (inglês)
Pingback: Quero Estudar no Japão | Conteúdo matemática – Bolsa MEXT graduação
Pingback: Quero Estudar no Japão | Conteúdo Química – Bolsa MEXT graduação