EDITADO
No ano de 2016, este website organizou um “desafio JLPT”. Neste desafio os participantes se comprometeram a estudar Japonês com foco no JLPT por 30 dias ininterruptos, ou seja, 30 dias sem parar.
Não temos nenhum desafio previsto para o futuro próximo, porém recomendamos que você mesmo(a) faça seu desafio!
Basta se comprometer e estudar todos os dias com foco no JLPT.
Abaixo você encontra informações de como estudar, e neste link materiais para o seu estudo.
Para quem pensa em estudar ou trabalhar no Japão, ou em uma empresa Japonesa em outro país, possuir certificação no JLPT pode abrir muitas portas. Por este motivo apesar dos pesares, estudar com foco na prova é uma excelente ideia.
Estudar para o JLPT não é o mesmo que estudar Japonês em geral, o JLPT é uma prova, e como tal exige um tipo de esforço e raciocínio específico para ela. Além claro de uma série de vocabulário específico que não se encontra em quase lugar nenhum.
Apesar do nome “exame de proficiência”, não é preciso ser nenhum gênio da educação para saber que o que este tipo de teste mede não é sua habilidade na língua, mas sim sua habilidade em decorar palavras e estruturas específicas, preencher lacunas em frases, e entender microdetalhes em textos.
Porém, longe de ser inútil, estudando para o JLPT você acaba aprendendo uma série de coisas sobre o idioma Japonês que não estudaria se não fosse pelo teste, além de aprender conscientemente estruturas gramaticais e nuances da língua.
Vamos deixar a discussão de lado por hora e organizar a preparação para o desafio.
Primeiramente vamos dividir o estudo em três etapas: “aprender”, “praticar” e “revisar”.
1- Aprender
A primeira coisa a fazer, que vai ocupar a maior parte dos primeiros dias é aprender coisas novas, ou seja, estudar conteúdo que você não domina.
Idealmente livros voltados para o JLPT seriam ideais, caso você tenha acesso a um desses, simplesmente abra o livro e comece a estudar desde o primeiro capitulo, sem segredo. Eu recomendo os livros das séries “sou matome” e “kanzen master”.
Como esses livros em geral são de díficil acesso para quem mora no Brasil, eu recomendo como alternativa website JLPT Resources. Aqui também sem segredos, escolha o nível que pretende prestar e comece a estudar os tópicos.
Para o estudo de Kanji é legal também consultar dicionários online para checar usos comuns dos kanjis em frases. O mesmo vale para gramática e vocabulário em geral.
2-Praticar
Após aprender conteúdo novo, é hora de praticar com questões do JLPT. Para ir se acostumando ao tipo de perguntas que caem na prova.
Para quem tem acesso a livros especializados isso é bem fácil já que esses livros já vem com séries de exercícios.
Para quem não tem acesso a esses livros a melhor alternativa são aplicativos para celular, basta buscar “JLPT” na loja de aplicativos que você vai encontrar sem grandes dificuldades.
3- Revisar
Aqui está a grande diferença,enquanto que para estudar e praticar é necessário um lugar específico, concentração e energia, para revisar não é necessário tanto.
Eu recomendo dois métodos para revisar conteúdo: software de SRS e muito áudio.
SRS?
Basicamente, Spaced Repetition System é uma técnica de aprendizagem que incorpora intervalos subsequentes e crescentes de tempo referentes a materiais previamente aprendidos.
A técnica é embasada na teoria de “Spacing Effect”, que afirma que humanos e animais aprendem melhor quando são expostos a determinado conteúdo algumas vezes espaçadas dentro de um longo período de tempo em vez de serem expostos ao mesmo conteúdo de forma concentrada num curto período de tempo.
Imagine que você aprende algo novo hoje, revisa amanhã, revisa novamente em três dias, em sete, em duas semanas, em um mês, e assim por diante. Assim você simplesmente não tem chance de esquecer o que aprendeu. Essa é a ideia.
Algumas pessoas fazem anotações e/ou resumos num caderno e revisão quando lembram. É a maneira mais comum.
Outras pessoas preferem utilizar Flash Cards, que são pequenos cartões que contém uma pergunta de um lado e uma resposta no outro. Utiliza-se o flashcard lendo o lado que contém a pergunta, tentando respondê-la e conferindo a resposta do outro lado.
Flash Cards são organizados em decks (“baralhos”). Cada vez que um card é revisado, este card é colocado no fundo do deck. Após a revisão de todos os cards, aquele que foi para o fundo do deck volta ao topo do deck e, consequentemente, volta a ser revisto, dando continuidade ao processo de aprendizagem. Há uma maneira mais moderna e efetiva de utilizar flash cards que é utilizando programas de SRS que simulam decks de FlashCards.
As grandes vantagens dos sofwares SRS são: a possibilidade de customização; a facilidade em criar um deck; a possibilidade de adicionar infinitos cards a um deck e de criar infinitos decks; e, mais que tudo, a facilidade em mudar tudo que for necessário nos cards e nos decks sem que haja um monte de papel espalhado pela casa.
Dentre os muitos softwares disponíveis, recomendamos particularmente o Anki, que pode ser baixado gratuitamente neste link. O Anki possui interface amigável, facilmente configurável e tem opções por vários idiomas. Clique aqui para assistir um vídeo explicando como utilizar o Anki para revisar frases em Japonês.
Com seu deck criado e devidamente cadastrado no sistema online deles, é possível revisar utilizando tanto um computador quanto celular ou tablet, ou seja, é possível revisar em muitos mais lugares e situações do que antes.
Revisar com áudio?
Exatamente, a ideia é ter áudios em Japonês no seu celular, ou mp3 player, ou no rádio do seu carro,etc. Dai aproveitar o tempo que você utiliza para fazer coisas que podem ser feitas enquanto se ouve áudios para revisar, por exemplo dirigir, andar de ônibus, caminhas, lavar louça…
Para quem tem acesso a livros específicos com CD de áudio basta deixar esse áudio acessível a todo momento e ouvir o máximo possível.
Para quem dispõe apenas da internet existem áudios gratuitos disponíveis no JLPT Resources, e também no LingQ.
Como programar e executar seus estudos
Seja o mais simples possível, lembre-se que você precisa focar seu tempo e extrair o máximo possível disso. Não perca tempo elaborando esquemas complicados, apenas selecione uma ou duas fontes de estudo (livros ou websites) e vá estudando.
Deixe as ferramentas de estudo em lugares de fácil acesso.
Tente aproveitar os pequenos momentos livres do dia, aqueles “intervalinhos” de alguns minutos para revisar conteúdo, e reserve um tempo diário para aprender conteúdo novo.
Acompanhe seu progresso registrando em um caderno, blog, nosso grupo no facebook, ou no seu canal do youtube. Acompanhar o próprio desenvolvimento é uma excelente forma de conseguir motivação para prosseguir até o final.
Algumas pessoas gostam de se auto-avaliar antes e depois de um desafio, recomendamos os modelos de teste disponíveis no site oficial do JLPT.
Estamos curiosos para saber como estão seus preparativos, conte-nos nos comentários!
Bons estudos!
Pingback: Quero Estudar no Japão | Desafio JLPT – Materiais para o estudo
Olá Igor!
Excelente dica, simplificar e não ficar pegando fontes de lugares distintos.
Vou focar no conteúdo indicado pro você!
Abraço!